-
Arquitetos: atelier TUO
- Área: 41 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:half.half.photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Apresentando um dos antigos conjuntos habitacionais públicos construídos em Xangai, com uma disposição típica em forma de haste, este projeto tem como objetivo melhorar um apartamento de 41m2 que acomoda a vida diária de um proprietário e seu gato. Para personalizar e ativar o interior, foi introduzida uma parede curva juntamente com uma reorganização geral, que propôs uma alternativa para trazer de volta à vida um apartamento obsoleto e monótono.
Um lar confortável é fundamental para uma vida melhor. No entanto, inertes à moda provocada pelo impaciente mercado imobiliário chinês, arquitetos e designers de interiores participam majoritariamente de projetos espetaculares ou de elite, fugindo da discussão sobre como o desenho pode promover melhorias reais de maneira mais realista e fundamentada. Somando-se a esse contexto, este projeto enfrenta restrições inerentes a esse tipo de conjunto habitacional público e as desordens confusas na indústria atual de melhoria de residências, o que torna prática comum fazer concessões ou até mesmo desistir de buscar o lar ideal. No entanto, vemos essa busca como essencial e a melhoria prática possível.
Considerando o lar ideal como um recipiente simples e funcional para uma vida confortável e agradável, o plano de melhoria foi feito levando em consideração as necessidades residenciais específicas, os limites do local e do orçamento, bem como a praticidade material e técnica correspondente, com a crença de que as limitações da realidade e da economia podem ser respeitadas e utilizadas como forças motrizes positivas. Com um interior utilizável de 41m2, o layout original foi renovado, eliminando paredes divisórias em excesso para liberar espaço para áreas funcionais, como banheiro, cozinha, corredor, sala de estar e reuniões, juntamente com seus respectivos espaços de armazenamento.
Tanto como separação quanto como conexão, a parede curva de tijolos é introduzida nesse layout em forma de haste, reorganizando o interior fragmentado e cercando as áreas funcionais independentes. Dotada de um espírito único, essa curva vermelha permitiu uma transição entre o privado e o público, além de criar um hall de entrada com espaço para bicicleta, sapateira e área de exposição.
Após a melhoria, um dos dois quartos foi convertido em uma área de estar, resultando em um novo layout com um quarto e um banheiro no lado norte, um espaço aberto incorporando cozinha, sala de jantar e sala de estar no lado sul, um espaço de serviços e banheiro no meio. Tubulações, dutos, ar-condicionado e outras instalações são posicionados sobre o teto acima da parede curva terracota, de modo que a altura original do pé-direito do quarto e da sala de estar foi mantida, maximizando o espaço utilizável do interior. O balcão longo, os trilhos de iluminação contínuos e o piso rítmico são usados como parte das estratégias de projeto que favorecem a repetição. Isso reduz o custo de construção e manutenção, minimizando os materiais e técnicas utilizadas, e também garante uma sensação de ordem no espaço, considerando a posterior colaboração com o gato, os objetos e móveis do proprietário.
O desenho prefere materiais e técnicas razoáveis, duráveis e personalizados. A haste vertical passa pelos tijolos e dialoga com as placas horizontais de aço inoxidável para estabilizar a parede curva de tijolos, e aberturas são feitas no topo para atrair mais luz. O piso das áreas molhadas é revestido com tijolos que são principalmente usados na cozinha por serem econômicos, à prova d'água e antiderrapantes. O armário e o balcão são feitos de aço inoxidável, para que sejam duráveis e fáceis de limpar. Os trilhos contínuos percorrem o quarto, a área de entrada e a área de estar, tornando a iluminação fácil de ser ajustada devido ao seu uso diário real, ao mesmo tempo em que mantém a integridade do espaço.